quinta-feira, 24 de junho de 2010

DENGUE!!!

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de se engajar na Campanha Nacional de Combate à Dengue, lançada em Brasília na última quinta-feira, 29 de outubro, pelo Ministro da Saúde, e que este ano se destaca pela notificação on-line de casos da doença. O diretor-presidente Fausto Pereira dos Santos enviou ofício a todas as operadoras sugerindo a adoção de uma série de ações.
A ANS sugere que as operadoras divulguem junto aos beneficiários as formas de prevenção da dengue, detalhadas no manual "Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue". Além disso, a ANS esclarece que há necessidade de orientar todos os prestadores de serviço na abordagem ao paciente com suspeita da doença. Para tanto, estão sendo distribuídos o ¿Manual de Enfermagem" e o de "Diagnóstico e Manejo Clínico".
As operadoras vão receber ainda o "Cartão de Acompanhamento do Paciente com Suspeita de Dengue", onde constam informações importantes como identificação, local de atendimento, data de início dos sintomas, medição de pressão arterial, prova do laço, hematócrito, plaquetas, sorologia, orientações sobre sinais de alarme e local de referência para atendimento de casos graves.
Em seu ofício, o diretor-presidente da ANS enfatiza que as operadoras devem chamar a atenção dos prestadores sobre a obrigatoriedade de notificação de todos os casos suspeitos de dengue. A doença é de notificação compulsória e todos os estabelecimentos públicos e particulares são obrigados a comunicar aos gestores do SUS os casos suspeitos ou confirmados.
O Estado do Rio de Janeiro registrou o maior índice de queda de casos de dengue em todo o país, até agosto deste ano, em comparação com igual período de 2008. Segundo o Ministério da Saúde, além do Rio, outros 19 estados apresentaram redução nos casos da doença. Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados com o menor índice absoluto de casos. Em todo o país houve uma queda de 46,3% no número de casos, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário